NBR 15575 – Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais

cheerful young woman screaming into megaphone

Em vigor desde 2013, a ABNT NBR 15575 é a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais e sua aplicação é exigida pelo Código de Defesa do Consumidor.

Ela trata dos padrões de qualidade que o imóvel deve atingir em diversos aspectos, inclusive na acústica.

Além de afetar o conforto e o bem-estar do cliente, o não cumprimento da Norma está sujeito a multas e à revogação do alvará de licenciamento.

A NBR 15575 foi criada para que o mercado da construção civil possua critérios de qualidade que norteiam o trabalho dos profissionais envolvidos – arquitetos, engenheiros, designers, etc – no que tange à estrutura, aos pisos, às instalações e demais sistemas da edificação.

O grande beneficiado é o consumidor, que adquire um imóvel seguro e de qualidade.

Recentemente em reunião com a comissão de estudos especiais em acústica a CEE 196 da Associação de Normas Técnicas, a ABNT, decidiu-se por manter os critérios de desempenho acústico já existentes na versão 2013 da norma NBR 15575, mas se inseriu um melhor método de caracterização e classificação de ruído em fachada, muito por conta da ProAcústica, a associação que promove a qualidade acústica no Brasil, da qual o Portal Acústica faz parte como associado.

A nova versão da norma de desempenho está portanto sendo finalizada e deve seguir para consulta nacional nos próximos dias, de forma que em 2021 já teremos a versão publicada e em vigor.

Entenda como adequar o desempenho acústico das edificações à NBR 15575! 

Fonte: Portal Acútica